Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes

Esta é uma pergunta que, ao ouvirmos, sempre nos perguntamos se é possível respondê-la, mas, se pararmos um pouco para pensar, logo chegamos à conclusão de que é exatamente isso que tentamos fazer o tempo todo. Buscamos sempre uma estratégia para atrair os clientes. Podemos citar, por exemplo, o caso da cervejaria Schincariol. Ao lançar a Nova Schin, essa empresa investiu pesado em marketing e iniciou uma campanha onde atraiu milhares de pessoas com o slogan “Experimenta” e, com isso, conseguiu vender milhares de unidades do produto e, ao mesmo tempo, conquistar uma grande parte desses clientes que aprovaram o produto e passaram a consumi-lo. Voltamos a perguntar: Como atrair clientes? Diversas estratégicas nos auxiliam nesta empreitada, principalmente o Marketing. A utilização do marketing tem o objetivo de despertar o cliente para aquilo que se quer mostrar. Propagandas, promoções, anúncios, o layout externo do empreendimento, e etc..., tudo isso são formas de atrair o cliente. Trazê-lo para dentro da loja não é uma tarefa muito fácil numa economia globalizada, onde o mercado se torna cada dia mais competitivo, imagine conquistá-lo. Isso mesmo! Pense em como é complicado conquistar um cliente com tantas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço (muitas vezes, da mesma marca) com preços até mais baixos (você não sabe como eles, os concorrentes, conseguem, já que você coloca uma margem minúscula e mesmo assim os clientes acham caro), prazos melhores (e novamente você não entende por que com os prazos que você utiliza, seu ciclo operacional fica deficitário e, muitas vezes, no vermelho, tendo que pagar os boletos dos fornecedores muito antes de receber dos clientes) e, mesmo assim, eles parecem obter mais sucesso que você. Então o que pode ser feito para conquistar um cliente? Já pensou naquele ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”, verdade ou mentira?Verdade, mas não apenas a primeira, a segunda também é importante, a terceira, e etc... Quantas vezes já acostumados a comprar em uma loja nos sentimos mal-tratados por alguém em uma situação? Então podemos pensar que atender bem o cliente é fundamental para conquistá-lo. o que nos conquista mais que ser bem tratados em uma empresa? Mas como atender bem, se meus funcionários estão desmotivados? Quando pensamos nos clientes e em como podemos conquistá-lo, devemos rever nossos conceitos. Qualidade, preço baixo, e prazo acessível se tornam, muitas vezes, secundário quando temos um time de vencedores. O cliente já foi atraído para sua empresa por diversas estratégias de Marketing, mas o próximo passo é conquistá-lo, para que saia satisfeito, feliz, e com a sensação de ter feito um bom negócio. Mas como deixar o cliente com esta sensação? Somente proporcionando, realmente, um bom negócio a ele. Mas, para isso, é preciso que consigamos satisfazer suas necessidades, e, para satisfazê-las é necessário identificá-las, pois só assim podemos oferecer o que mais se adequar a elas. Mas para que nossos colaboradores e nós mesmos saiamos da rotina para atender cada cliente, como se ele fosse o único, é preciso estar motivado e comprometido com os nossos objetivos e com os objetivos da empresa. Então como podemos deixar nossos funcionários com este espírito de equipe, pró-ativos e obstinados? Simplesmente revendo os conceitos da nossa instituição, ou seja, o que estamos fazendo aqui? Por que esta empresa existe? Somente sabendo de onde viemos, onde estamos, e onde queremos chegar, é que poderemos transformar nossa empresa em um negócio de sucesso. Mas, para isso, é imprescindível capacitar nossos colaboradores com treinamentos e utilizar diversas ferramentas para motivar, compreender, incentivar e educar, porque a imagem da empresa percebida pelo cliente é que faz com que ele se decida pelo seu negócio e não o do concorrente. Não é somente o preço que faz com que o cliente compre com você, mas a imagem que ele tem da sua empresa. Apenas atrair e conquistar o cliente, não é suficiente, precisamos fazê-lo voltar. Precisamos torná-lo fiel, leal e, para isso, não podemos nos esquecer de alguns pontos principais, como atendê-lo bem sempre, manter contato constante, e ouvi-lo todo o tempo. Para que um cliente volte a comprar conosco, é fundamental que ele se sinta bem, à vontade e satisfeito. É importante o desenvolvimento de campanhas de incentivo, sistemas de fidelização, parcerias que tragam benefícios, aos clientes e a empresa, mas para se pôr em prática todos esses pontos fundamentais é necessário o conhecimento profundo dos clientes, suas vontades, necessidades, preferências entre outros. Uma pesquisa de satisfação interna e externa é uma ferramenta imprescindível para conhecer o cliente e assim satisfazê-lo. Podemos citar como exemplo a Leader Magazine e a rede de drogarias Descontão que se uniram em parceria para oferecer comodidade ao cliente que pode utilizar o cartão Leader na compra de medicamentos e pretendem expandir a parceria para supermercados e livrarias. O cartão agrega valor ao relacionamento com o cliente, oferecendo descontos em cursos, farmácias, academias, e etc com a criação de um clube de vantagens Podemos citar também o sistema de store in store: loja dentro de outra loja, como: Armazém do café, Casa do Pão de Queijo, Café Viena, e etc... Atrai clientes, traz comodidade, aumenta a circulação de clientes entre outros benefícios. Vemos que diversas ferramentas são utilizadas, tais como: relacionamento com o cliente, pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, treinamento e capacitação da equipe, tecnologia da informação, gestão do conhecimento, atendimento, qualidade, preço competitivo, marketing, campanhas de vendas, facilidade de crédito, descontos, brindes e etc Mas para que o cliente pense primeiro na sua empresa na hora de comprar é imprescindível que diversos destes pontos sejam abordados como o marketing, ou seja, a criação de uma imagem e marca sólida baseada nas crenças e objetivos da empresa, campanhas e promoções que chamem a atenção do cliente; em segundo lugar, conquistá-lo com muita atenção e qualidade satisfazendo suas necessidades e proporcionando algo mais que a concorrência não fez e, por último, desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, ajudando-o a conseguir o que precisa, por um preço justo e ao mesmo tempo oferecer diferenciais para que se sinta ligado à empresa de tal modo que o faça voltar. É necessário que a empresa divulgue os seus conceitos, sua missão e sua filosofia. Sua razão de existir. O cliente procura identificar-se com a empresa na qual pretende comprar.

 
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